Conheça as melhores práticas para fazer boas lives no Instagram e conquiste resultados expressivos a partir do formato de conteúdo
Certamente, você já viu alguém fazendo live no Instagram por aí. É uma prática que se tornou bem comum na rede social. Principalmente, na época da pandemia da covid-19.
Uma vez que estavam em isolamento social, vários usuários encontraram nas lives uma grande oportunidade de manter o contato com outras pessoas. Então, as transmissões ao vivo explodiram em 2020 e 2021.
Mesmo após o fim da pandemia, porém, as lives continuam sendo um dos melhores formatos de conteúdo do Instagram para se comunicar com o público. Sobretudo, aos profissionais e empresas posicionados na plataforma.
Nas lives, dá para compartilhar conteúdos mais densos, por exemplo. Assim como, interagir com seguidores em tempo real. Com isso, você cria um ambiente que fortalece o engajamento da audiência na proposta da marca.
Mas, calma. Para fazer boas lives no Instagram, não basta iniciar a transmissão e sair falando qualquer coisa. Existem boas práticas que você deve considerar para ter bons resultados. Veja abaixo!
5 estratégias eficazes para deixar suas Lives no Instagram mais envolventes
1. Roteiro
Primeiramente, faça um roteiro para a transmissão ao vivo. Escolha um tema relevante às dores e desejos do público e defina os tópicos que serão abordados do início ao fim da live.
Quando bem desenvolvido, o roteiro mantém a clareza e coesão do conteúdo compartilhado. Ou seja, os espectadores acompanham a linha de raciocínio com muito facilidade.
Além disso, roteirizar a transmissão ajuda o próprio orador. A organização prévia das ideias que vão ser apresentadas evita momentos de hesitação ou silêncio desconfortável.
2. Preparação técnica
Além de elaborar um bom roteiro, você deve preparar-se tecnicamente para criar lives envolventes. Principalmente, no que se refere a qualidade de áudio e vídeo da transmissão.
É necessário ter bons equipamentos, por exemplo. Câmera, microfone, tripé, entre outros. A iluminação local também precisa ser ótima. Prefira luz natural ou use iluminação artificial adequada, como ring lights.
Por sua vez, o cenário tem que ser bem organizado. Para não distrair os usuários, porém, coloque poucos objetos e desfoque o fundo. Assim, todos vão se manter concentrados no que você está falando.
Algo importante para a fluidez da live é a conexão. Se você não quer ter interrupções enquanto conversa com o público, use internet por cabo em vez de Wi-Fi e faça um teste prévio para ver se está tudo certo antes de iniciar a transmissão.
Outra coisa: não se esqueça de avisar o público do perfil da marca com antecedência sobre a live. Compartilhe conteúdos em um dos melhores horários para postar e chame todos para participar.
3. Autenticidade
De fato, roteiro e preparo técnico são essenciais nas lives. Apesar disso, não abra mão da autenticidade ao usar o formato de conteúdo. Seja você mesmo durante a transmissão. Mostre sua personalidade genuína e fale com naturalidade.
A autenticidade fortalece a conexão com o público. As interações se tornam muito mais pessoais e envolventes. Tanto que, muitos seguidores se esquecem que estão diante de um profissional ou empresa.
Ou seja, os espectadores se sentem conversando com um amigo (a) próximo durante a live. Portanto, seja o mais honesto, transparente e verdadeiro possível na condução das transmissões ao vivo.
4. Recursos interativos
As lives no Instagram contam com diversos recursos interativos que as deixam ainda melhores. Por exemplo, dá para você usar a função “perguntas” para responder às principais dúvidas do público eficientemente.
Além disso, você pode colocar filtros e efeitos visuais para tornar a transmissão ao vivo leve, divertida e descontraída. De qualquer forma, são opções que fazem seus seguidores ficarem totalmente engajados.
5. Convidados na transmissão ao vivo
Sempre que puder, adicione convidados à transmissão ao vivo no Instagram. Traga um “co-host” que agregue valor aos seguidores da marca dando complemento para o conteúdo que você está compartilhando.
Chame especialistas, influenciadores ou parceiros, por exemplo. A prática dá ao público diferentes perspectivas do mesmo tema. Assim, a transmissão fica bem mais interessante e diversificada.
Para as lives com convidados serem fluidas, combine previamente os tópicos que vão ser discutidos e sincronize o roteiro entre vocês. Com isso, não tem erro: a experiência da audiência será ainda mais rica.
Conclusão
Por fim, a tendência de abrir lives não foi algo passageiro. Elas permanecem sendo uma das melhores formas de alcançar um público amplo e fortalecer o engajamento de perfis comerciais no Instagram.
Desde que, você considere as boas práticas relacionadas a transmissão ao vivo. Roteiro, preparação técnica, autenticidade, entre outros. Sendo assim, você vai colher frutos excelentes do formato de conteúdo.