quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

41 famílias do loteamento Adão Santarém recebem matrículas pelo programa Papel Passado em Três Barras

Últimas Notícias

- Ads -

Prefeita assinou ordem de serviço para realização de melhorias na infraestrutura do loteamento

Moradores do loteamento Adão Santarém, no distrito de São Cristóvão, em Três Barras, receberam títulos de propriedades definitivos na noite desta terça-feira, 11.

A entrega das matrículas a 41 famílias ocorreu através do programa de regularização fundiária Papel Passado, desenvolvido por meio de parceria entre o município e o Ministério das Cidades do Governo Federal, com interveniência da Caixa Econômica Federal.

Os documentos foram entregues durante ação da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Habitação, e contou com a presença da prefeita interina Ana Claudia da Silveira Quege, que afirmou que o título definitivo traz segurança jurídica e dignidade aos cidadãos.

“Não há preço que pague a certeza de que a propriedade que a pessoa mora é sua de fato e de direito”, disse.

Na ocasião, a prefeita assinou ordem de serviço para a realização de melhorias na infraestrutura do loteamento. Entre os serviços que serão realizados estão a execução do sistema de drenagem pluvial, com a colocação de tubos em concreto com diâmetros entre 80 e 100 centímetros numa extensão linear de 900 metros, construção de redes transversais e bocas de bolo; o assentamento de meios-fios em concreto pré-moldado numa extensão linear de 675 metros; serviços de regularização de pista numa extensão aproximada de 5.400 metros quadrados; e serviços de base com a colocação e compactação de pedra brita graduada numa extensão linear de 650 metros em ruas da localidade. O investimento da Prefeitura será de R$ 220 mil.

“Enfim estaremos colocando fim ao esgoto que corre a céu aberto no loteamento”, garantiu a prefeita.

Uma das primeiras moradoras do Loteamento Adão Santarém, a aposentada Maria Ivone Cararo de Lima celebrou a conquista. “É um sonho realizado”, falou. Ela, que reside no local há mais de 40 anos, disse ter acompanhado a evolução do loteamento. “Cheguei aqui quando ainda nem existia rua, só tinha uns carreiros”, relembrou.

O morador Ademir José Soares também foi um dos contemplados com a matrícula do seu imóvel. “Estava esperando por isso há 39 anos”, afirmou ele ao receber a escritura das mãos da prefeita Ana Claudia.

A solenidade, realizada no ginásio de esportes da Extensão da Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima, foi acompanhada por secretários e servidores públicos municipais, vereadores e convidados.

Idealizador do programa no município, o ex-prefeito Elói José Quege ressaltou que a espera pelo documento valeu a pena. “A alegria de vocês também é minha”, frisou. Segundo ele, agora com a posse das escrituras, os moradores poderão buscar, junto às instituições financeiras, linhas de financiamento para construir, ampliar ou reformar seus imóveis.

O secretário de Habitação, Edson Shimoguiri, destacou o esforço e empenho da equipe técnica da Prefeitura para que “os sonhos dos moradores se tornassem realidade no dia de hoje”.

Já o presidente da Câmara, vereador Abrahão Mussi, parabenizou os moradores do loteamento pela conquista das escrituras de seus imóveis, reforçando também a importância do trabalho conjunto entre os poderes executivo e legislativo municipal para que obras, serviços e ações possam ser ofertados à população.