segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

24 mil litros óleo derramados em trecho da BR-153 mobilizam equipes de limpeza

Últimas Notícias

- Ads -

Ao menos uma semana será necessária para a limpeza total da pista

O derramamento de óleo ocorrido no sábado, 18, ainda mobiliza equipes de limpeza. Foram derramados quase 24 mil litros de óleo vegetal reciclado entre a Serra do Leão, na BR-153, e a Autovia João Reolon, próximo ao acesso ao bairro Monte Castelo.

As equipes da Prefeitura de União Vitória auxiliaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros na sinalização, controle de tráfego e medidas paliativas para que os motoristas pudessem proceder com segurança suas viagens.

A equipe da Defesa Civil de União da Vitória, coordenada pro Ricardo Sommer, foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para auxiliar nas primeiras medidas cautelares, “Assim que fomos informados do ocorrido, auxiliamos a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros na sinalização e na organização da força tarefa para sanar o problema. O objetivo no início era de dar segurança aos motoristas que estavam trafegando no trecho”, explica Ricardo, “Unimos esforços, e mesmo sendo um trecho estadual, realizamos o nosso trabalho em prol da população e para garantir a segurança de todos”, completa.

A força tarefa conta, além das equipes da PRF, com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de União da Vitória, das equipes do Corpo de Bombeiros de Irati e São Mateus do Sul, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), setor de manutenção da Prefeitura de União da Vitória, e a Secretaria Municipal de Obras, além do auxílio de empresas da região no fornecimento de material para recuperar a aderência na pista, com o fornecimento de serragem, areia e calcário.

Durante todo o final de semana, as equipes trabalharam no trecho de aproximadamente 25km, e como medida paliativa, foram espalhados na via, pó de serragem, areia e calcário. “Pedimos aos motoristas, que trafeguem com cuidado no trecho atingido pelo óleo. Como medida paliativa, fizemos o máximo para manter a aderência na pista, para que o trecho não permanecesse com o trânsito impedido”, ressalta Ricardo Sommer, coordenador da Defesa Civil de União da Vitória.

A empresa responsável pelo transporte do material, da cidade de Chapecó (SC), já enviou equipes e material para que a lavagem da via possa ser realizada, trabalho que levará alguns dias.

O trabalho de limpeza do trecho ainda não foi concluído, com previsão de aproximadamente uma semana para o término e liberação normal do trânsito.