Em Itá, no Meio-Oeste, foi confirmada a passagem de um tornado
A chuva intensa que persistiu durante esta semana em Santa Catarina continua afetando diversos municípios do estado, principalmente no Grande Oeste, onde os acumulados de precipitação ultrapassaram os 300 milímetros. Quatorze municípios da região Oeste registraram acumulados de chuva acima de 200 milímetros nos últimos quatro dias. O município de Galvão chegou a registrar 331 milímetros de chuva, Tangará 289 e São Domingos, uns dos mais afetados pelas chuvas registrou 287 milímetros nos últimos 4 dias.
De acordo com o último relatório divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, 650 pessoas foram afetadas pela chuvas em Xaxim, 420 em Vargeão, 2 mil em Tangará, 100 em Ibicaré, 20 em Faxinal dos Guedes e 2 mil em Coronel Martins. Há 22 pessoas desalojadas em São Lourenço do Oeste, uma em Entre Rios e 32 em Bom Jesus. Desabrigados somam 14 em Entre Rios e seis em Bom Jesus.
Em Itá no Meio-Oeste, foi confirmada a passagem de um tornado na tarde desta quinta-feira, 13, segundo laudo da Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da DCSC (Comal). Telhas e árvores ficaram retorcidas, árvores foram arrancadas pela raiz e infraestruturas foram destelhadas. Meteorologistas da Comal da Defesa Civil de SC concluíram pela ocorrência de uma supercélula que deu origem a um tornado com velocidade estimada em torno de 110 a 120 km/h.

Em Chapadão do Lageado, no Vale do Itajaí, o asfalto de uma rodovia apresentou rachaduras. Também, na SC-120, na localidade de Campina Grande, em São José do Cerrito foi registrado rachaduras na pista e equipes de infraestrutura foram acionadas para avaliar o local.

Até o momento, segundo a Defesa Civil de SC, apenas São Domingos e Rio das Antas enviaram cópia dos decretos para análise de homologação.