Você já ouviu falar do funil de vendas?

O funil de vendas é a representação da jornada de seus clientes, que começa no instante em que eles têm o primeiro contato com sua marca e se estende até a efetivação da compra. Neste artigo você vai ter acesso a informações relacionadas de o que é, como funciona e como o funil de vendas é aplicado no marketing digital

 

É importante situar que o funil de vendas é o básico para qualquer estratégia de marketing digital, foi com isso em mente que preparamos um artigo com 5 incríveis estratégias de marketing digital,para você ler logo após este artigo.

 


 

 

O QUE É O FUNIL DE VENDAS?

O funil de vendas é uma ferramenta estratégica que tem como objetivo, mostrar o caminho que seu possível cliente fez desde o primeiro contato com sua empresa ou produto, até a concretização da venda.

 

 

 

COMO FUNCIONA UM FUNIL DE VENDAS?

 

Não pense que a compra online é um processo homogêneo, ele ocorre por etapas. Isso porque, durante a sua jornada, o cliente passa por vários momentos que revelam quão próximo ele realmente está de comprar.

 

 

Um cliente que acabou de descobrir seu produto, por exemplo, está menos pronto para comprar do que um que já leu até as avaliações do seu site.

 

 

Então, para determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão de compra, dividimos esses momentos em partes e assim definimos as etapas do funil de vendas.

 

 

 



AS ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS

Tráfego – Essa etapa vai exigir um bom trabalho de  SEO e um trabalho de marketing nas redes sociais, para atrair futuros clientes para o site.

 

 

Visitantes – É nessa etapa que o interessado que veio de uma busca ou link, começa a vasculhar seu site com intuito de te conhecer. Claro que nem todos os alcançados vão chegar nessa etapa.

 

 

Leads – Quando um visitante está navegando por seu site, e passa pelas páginas de quem somos, serviços ou produtos, lê a descrição de suas ofertas, é aí que ele deixa de ser um visitante e se torna um lead, com uma ideia de solução disponível por sua loja ou site, para sanar sua “dor”.

 

 

Oportunidades – Aqui seu lead toma uma decisão de compra, com base nas pesquisas feitas na etapa anterior.

 

 

Cliente – Essa é a etapa final, aqui é feita a fidelização do cliente, esse lead que veio a tornar-se um prospect agora é um cliente de sua empresa, então é seu dever fazer com que ele não deixe de ser.

 

 

Se você leu até aqui obrigado! Espero que estas dicas tenham lhe sido útil.

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver

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