Três Barras terá Semana do Contestado

Caboclos do contestado logo após a missa/Arquivo

Semana será celebrada entre 20 e 27 de outubro                                                                                                               

 

 

Foi aprovada a criação da Semana do Contestado no município de Três Barras. De autoria da vereadora Carla Shimoguiri (PTB), o texto recebeu parecer favorável de todos os presentes na sessão de segunda-feira, 9. Com isso a Guerra do Contestado, sua história e desdobramentos serão relembrados entre 20 e 27 de outubro a partir deste ano. O projeto segue para sanção ou veto do executivo.

 


 

De acordo com a redação, a Semana do Contestado poderá ter realização do Poder Legislativo Municipal conferências, palestras, sessões cívicas e comemorativas, exposições e outras atividades culturais, tendo como co-participante a Secretaria Municipal de Educação, que estenderá tais ações à Rede Municipal de Ensino.

 

 

Na defesa do projeto, a vereadora relatou a história de Três Barras, diretamente ligada ao conflito, citando que a Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que esteve instalada no município, é considerada como um dos fatores desencadeadores da Guerra, destacada em inúmeras pesquisas. Atualmente, parte do que resta do seu patrimônio está edificado na área do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH).

 



 

 

Além disso, no texto, a vereadora citou a disputa pelo município, que em determinado momento era paranaense, e momentos depois, catarinense. Carla também destacou o Museu Municipal e a formação sócio-histórica da região para fundamentar a necessidade do registro e assim salvaguardar a história local.

 

 

Na tribuna Carla defendeu a aprovação afirmando que “esse projeto vai resgatar a história do município, que já é ilustrada em nosso museu que recebe visitas de diversos alunos do ensino médio e também das universidades”, interessados em conhecer o conflito que foi um dos mais violentos dos registros brasileiros.

 

 

Ao destacar que o próprio estado de Santa Catarina e outros municípios já instituíram a Semana do Contestado, disse que “Três Barras também merece ter essa lembrança”, citando que pesquisas on-line podem ajudar a entender o conflito, como um vídeo produzido por alunos da EEB Colombo Machado Salles, disponível no Youtube, ou no blog da autora tresbarrense Soeli Regina Lima.

Deixe seu comentário:

Top