Saúde de Bela Vista do Toldo se destaca em índice de qualidade

Posto de saúde de Bela Vista do Toldo/Biluka

Bela Vista do Toldo está em 2º lugar em todo o Estado de SC no quesito Saúde

 

São Bento do Sul é o município mais desenvolvido do Norte de Santa Catarina, 9º colocado no Estado, 131º do Brasil, de acordo com o recém-lançado Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O ranking mede o desenvolvimento dos municípios brasileiros nas áreas de saúde, educação e  emprego e renda.

 

 


A educação ainda é a principal disparidade no Norte de SC. Depois de São Bento do Sul aparecer como melhor colocada na região Canoinhas, em 118º lugar no Estado.

 

 

Bela Vista do Toldo está em 2º lugar em todo o Estado de SC no quesito Saúde.

 

 

De fato, é visível a atuação diferenciada e determinada da administração municipal de Bela Vista do Toldo neste setor.

 

 

Mafra aparece na sequência na 6ª colocação estadual, seguida por Itaiópolis.

 

 



A Firjan verificou principalmente a Atenção Básica relacionada a internamentos hospitalares. No cenário nacional, Bela Vista do Toldo aparece em 84º lugar no quesito.

 

 

Referente a emprego e renda nenhuma surpresa. O melhor município classificado é São Bento do Sul, na 21ª colocação.  Canoinhas está em 79º lugar em SC, 6ª colocada na região e apenas a 633ª no Brasil. Três Barras é a terceira do norte está na 32ª posição no Estado.

 

 

No cenário nacional verifica-se que até mesmo o município menos desenvolvido de Santa Catarina, Calmon, na 4449ª posição, encontra-se mais de mil colocações a frente dos municípios mais pobres do Brasil.

 

 

Ainda relacionando o panorama nacional, é preponderante a participação de Santa Catarina no agronegócio, tendo em vista que as principais cidades desenvolvidas estão no interior, fortemente ligadas ao setor rural: Concórdia, 8º lugar; Chapecó, 25º lugar; Rio do Sul, 30º lugar; e Joaçaba, 40º lugar. Florianópolis aparece em 47º lugar dentre os municípios do Brasil. Contudo, Florianópolis é a Capital de Estado mais bem classificada no Ranking Firjan.

 

 

Já a considerada Capital do Norte/Nordeste Catarinense, Joinville, é apenas a número 29 do Ranking Estadual e distante 308ª no Nacional e sequer aparece entre as 10 primeiras cidades de Santa Catarina no item Emprego e Renda.

 

Deixe seu comentário:

Top