Saúde de Bela Vista do Toldo é tema de reuniões na Unidade Central

Fotos: Biluka

O primeiro evento foi na terça-feira, 13, através do programa Unidade Móvel Saúde da Mulher

 

 

Equipes da Unidade Central de Saúde de Bela Vista do Toldo realizaram nesta semana dois eventos importantes para os munícipes. O primeiro evento foi na terça-feira, 13, através do programa Unidade Móvel Saúde da Mulher, que tem como foco promover e prevenir a saúde da mulher.


 

Através da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher serão disponibilizados alguns exames com equipamentos de última geração e com mais precisão para o diagnóstico. Um bom público prestigiou lançamento e a representante do Sesc explanou sobre o programa que deverá atender quase mil mulheres belavistenses.

 

 

Já na manhã de quarta feira, 14, foi a vez de os homens comparecerem na unidade central. “Mais de cem homens compareceram, um ótimo público”, segundo o prefeito Adelmo Alberti, “pois estamos em período de lavoura e é muito difícil promover saúde para os homens”, destacou ele.

Os homens participaram de algumas palestras e também fizeram exames básicos.

 

Alberti falou nos dois encontros. Ele lembrou que a atual administração está investindo no preventivo, nas orientações e chamar tanto as mulheres como os homens para o diagnóstico antes que a doença tome conta, o que torna o tratamento mais difícil.

 

Para a enfermeira Fernanda Gurtinski Borba Fernandes, uma das palestrantes, esses encontros são de grande importância. “O maior objetivo é proporcionar qualidade de vida aos munícipes, prevenção ainda continua sendo a melhor remédio, frisa Fernanda.

 

O secretário de Saúde de Bela Vista do Toldo, Natanael Pires (Tito), destacou a importância dessas ações. “Que bom que as mulheres e, principalmente, os homens ouviram nosso chamado, nosso convite e vieram participar, ficar bem orientados quanto a sua saúde, é um novo momento que vivemos e vamos avançar ainda mais”, frisou o secretario.

 

O serviço é gratuito e o exame de mamografia deve ser realizado nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico. Já as mulheres a partir de 35 anos com histórico familiar ou alguma suspeita também podem fazer, porém é exigido encaminhamento médico. O exame preventivo é oferecido para mulheres com idade entre 25 e 69 anos, sem a necessidade de solicitação médica.



 

 

Para agendar o exame de mamografia a mulher deve se dirigir até a Unidade de Saúde Central do município levando: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para o exame preventivo é necessário apenas RG, CPF e Cartão do SUS.

 

 

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos seguintes horários:

 

 

Segunda-feira das 15h às 17h

 

Terça, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e das 13 às 17h

 

Sexta-feira das 8h às 11h.

 

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

 

 

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro.  Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.

 

Deixe seu comentário:

Top