Qual layout usar na criação do meu site?

Conheça os layouts  e designs mais recomendados para seu site

 

Existe uma infinidade de designs com características específicas usados para chamar a atenção e deixar seu visitante em uma navegação confortável. Quando falamos de navegação não podemos deixar de falar sobre layout, que é o espaço da distribuição de elementos em um determinado local, já o design engloba toda a interface do seu site, toda a comunicação visual.

 


 

Dito isso vamos apresentar 5 layouts e designs mais recomendados para criação de sites.

 

 

 

1* LAYOUTS DE GRADE QUEBRADA

 

No mundo do design gráfico o layout de grade quebrada é muito usado, mesmo no mundo de criação de sites, que estamos policiados a manter uma estrutura padrão. Esse tipo de alinhamento é uma boa opção. É preciso prezar pela  harmonia de seu site. Muitos buscam deixar tudo perfeitamente alinhado com uma estrutura padrão. Com o layout de grade quebrada os padrões ficam mais contextualizados com seu conteúdo. Se bem usado está técnica pode atrair olhares e valorizar textos e imagens.

 

 

 

2* ILUSTRAÇÕES

As ilustrações vêm conquistando muito espaço no web design. Esse tipo de layout pode trazer conceitos mais abstratos da sua marca a realidade mais tangível e vívida,  quando optamos em usar fotos de pessoas como capa de um site. Isso personifica o usuário que você busca atender e faz com que outros (mesmo que se encaixe  no perfil psicográfico) não se sintam representados.

 



 

3*  ELEMENTOS ANIMADOS

 

O fato é que elementos animados são incríveis aos olhos, atraem a atenção do lead para onde você quiser, porém se usar demais esta técnica pode deixar seu site lento e isso prejudicar o SEO.  Os elementos animados podem se tornar uma forma de destacar algumas informações importantes, ou tirar a atenção de informações importantes se mal usado.

 

 

 

4* FORMAS ORGÂNICAS E OBLÍQUAS

Fugir dos 90 graus tem sido muito explorado por web designers. Isso dá um toque moderno e fora dos padrão convencionais, porém a responsividade de seu site vai precisar de ajustes.

 

 

5* VÍDEOS E GIFS

Tocador de vídeo

00:06
00:10

Usar Gifs de dobras ou de background é uma forma de exemplificar para o usuário como executar uma determinada tarefa que muitas  vezes uma imagem estática ou texto não poderia fazer com tanta eficiência. O uso de vídeo é adequado porque se adapta perfeitamente ao grid do site, sem o padrão reto e botões intrusos de vídeos embecados um YouTube ou Vimeo (em menor escala). Ele permanece de alta qualidade, mesmo com muitas cores. Gradientes e detalhes na imagem – algo que GIFs lutam para fazer sem expansão exponencial de tamanho, o que prejudica em versões responsivas e de grande tamanho.

 

 

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver

Deixe seu comentário:

Top