Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

PMDB elenca prioridades regionais em série de reuniões

Mariani discursa na UnC/Marcelo Tolentino

Lideranças do partido se reuniram com estudantes no sábado, 13

 

Investimentos em infraestrutura, saúde, educação e na geração de emprego e renda foram as principais reivindicações da região de Canoinhas durante a passagem dos líderes do PMDB, neste sábado, 13. O chamado “15 em Movimento” pretende passar pelas 36 regionais de Santa Catarina para coletar os pleitos e oportunidades apresentadas por segmentos da sociedade.

 

“O mundo mudou, a sociedade está mudando e os partidos também precisam se reinventar. É por isso que estamos percorrendo o Estado para traduzir o sentimento da população, ouvindo entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demandas”, destacou o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB.

 

Na passagem por Canoinhas, os líderes se reuniram com estudantes e entidades na Universidade do Contestado campus Canoinhas para ouvir as reivindicações. Marcaram presença entidades empresariais e instituições sociais como a Apae. A universidade foi representada pela professora Fabiana Ludka. Ela reivindicou melhorias nas rodovias da região e a criação de um curso de Licenciatura em Pedagogia.

 

Em discurso, Mariani destacou a participação das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado. “Em Santa Catarina, 70% das matrículas de graduação estão em entidades comunitárias como a Universidade do Contestado. A UNC, assim como outras universidades comunitárias, tiveram e têm papel fundamental na interiorização do ensino”, ressaltou ele.

 

Também participaram da agenda o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o deputado federal Celso Maldaner, o estadual deputado Antônio Aguiar, o ex-senador Casildo Maldaner e o ex-governador Paulo Afonso.  Líderes regionais também participaram como o secretário da ADR de Canoinhas, Aloisio Salvatti e vereadores do PMDB como Paulo Basílio.

 

O PMDB também promoveu grande mobilização partidária com líderes e militantes no diretório municipal.

 

 

FALTA DE PERITOS

 

Um das reclamações levantadas durante a reunião na UnC foi a falta de peritos do INSS na região. Mariani, atento à situação, explicou que a categoria cruzou os braços para reivindicar a realização de concurso público. “A falta desse serviço é um problema em todo o Planalto Norte. Por isso já estive na presidência nacional do INSS e a solução é o credenciamento urgente de profissionais até ser possível a realização de concurso público”, disse ele. O deputado projeta que, em alguns dias, esses credenciamentos sejam feitos.

 

 

ECONOMIA

Questionado sobre formas de impulsionar o desenvolvimento da região, Mariani destacou a criação do Fundo Constitucional do Sul como ferramenta de combate às desigualdades regionais em Santa Catarina. O deputado informou que o Ministério da Casa Civil autorizou a produção de medida provisória criando o fundo, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul. “Depois vamos submeter a MP à aprovação da presidência da República. Estamos otimistas”, diz Mariani, que prevê algo em torno de R$ 5 bilhões para os três estados. “São investimentos que irão beneficiar não só o Planalto Norte, mas toda a região do Contestado e também algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, observou o deputado.

 

A grande vantagem do fundo são as condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados, algo que já existe no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Mariani ainda falou que é preciso entender também as oportunidades econômicas do Planalto Norte. “Não podemos negar a vocação para o extrativismo de base florestal, mas também entender o agronegócio, com a instalação de frigoríficos, como potenciais”, disse Mariani.

Deixe Seu Comentário