Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Passos sinaliza mudança no sistema de gestão

Beto Passos faz juramento/Edinei Wassoaski/JMais

Coluna de Edinei Wassoaski analisa primeira semana de gestão de Beto Passos                                      

 

Apesar da admirável disposição, Beto Passos (PSD) certamente chega exausto ao final da primeira semana de governo. Pelo que se viu, Passos de fato terá perfil totalmente diferente de Faria, que optava pela discrição. O novo prefeito não deixou nenhum ato de sua administração escapar dos holofotes. Publicou tudo na sua página no Facebook, onde uma claque de plantão não economiza nos elogios às ações do prefeito. Só na primeira postagem depois de empossado foram 183 comentários e mais de mil curtidas.

    Além de publicar tudo (ou quase tudo) no Facebook, não deixou de atender a imprensa. Conversou por meia hora comigo por telefone na manhã de terça, 2, e pouco depois já estava na 98FM falando com a locutora Stela Maris sobre o fechamento do Hemosc em Canoinhas, assunto que, não lhe diz respeito diretamente já que é de competência do Estado, mas que ele fez questão de dizer que vai tentar intervir. No dia seguinte, nova entrevista, dessa vez, para a Rádio Clube.

    Quem acompanha o prefeito no dia a dia tem a impressão que ele tem se multiplicado. Além de acompanhar obras, conversar com todos os setores da prefeitura e se reunir com o núcleo duro do governo, recebeu inúmeras visitas dos mais diversificados setores.

    Como primeira ação, fez voltar ao horário normal o expediente da prefeitura e convocou funcionários em férias, considerando que setores importantes como o bloco de notas estavam fechados por falta de funcionários. Também acompanhou o novo modelo de gestão do Pronto Atendimento, capitaneado pelo médico ortopedista Adriano Aguiar e que, segundo Passos, vai render economia de R$ 600 mil anuais ao Município.

Prometeu rigor com as empreiteiras que estão fazendo corpo mole nas obras de pavimentação, cortou bônus pagos por Faria e expôs a situação da Secretaria de Obras.

     Apesar dos bons modos na transição, queixou-se de falta de informações. Até ontem não tinha ciência de todas as contas do Município, inclusive, ainda não sabe responder se os R$ 13,9 milhões deixados nos cofres da prefeitura já estão empenhados ou não.

 

>>> Apesar de a prefeitura voltar a anteder em horário normal, os postos de saúde seguem abertos das 7h às 13h30. Isso se deve às férias coletivas. Os postos devem ser abertos até às 16h a partir do dia 23.

 

 

coluna-2>>>>Beto Passos fez questão de se reunir ontem com os jardineiros da prefeitura. Promete uma cidade cada vez mais bonita. Em todas as reuniões com servidores, Passos começou afirmando que ninguém será perseguido por tendências político-partidárias.

 

 

 

Derrotas são necessárias para que as vitórias sejam merecidas”

do prefeito Beto Passos (PSD) em seu discurso de posse. Ele se referia às     eleições 2012, quando foi derrotado por Beto Faria. Demonstrando  ressentimento, disse que não apedrejaria a casa de Faria como militantes do adversário fizeram logo depois de ganhar as eleições naquele ano

 

 

colunaÚLTIMO ATO

Foi de sorrisos a palmas a despedida de Beto Faria (PMDB). Logo depois de entregar as chaves da prefeitura para Beto Passos, Faria entrou em férias. Antes fez um relato de como teria deixado a prefeitura. Passos achou insuficiente a explicação e diz que ainda tateia no escuro e não pode traçar um diagnóstico exato de como herdou a administração do Município.

 

PERGUNTA PERTINENTE

Beto Passos mantém pelos próximos quatro anos a rotina desta semana?

 

 

Coincidência ou acaso?

Embora a vereadora ZeniciDreher (PR) diga que não atuou para emplacar ninguém na Secretaria da Ação Social, Viviana Uba, que coincidentemente é a pessoa que a vereadora vinha sugerindo para emplacar na pasta foi nomeada ao lado de Leila Siems dos Santos para administrar a Ação Social até a efetivação de um nome ainda não confirmado.

A coluna havia ventilado o nome de Cíntia Aguiar, irmã do deputado Antonio Aguiar, mas segundo o prefeito Beto Passos a vaga é do PSD e cabe ao partido a indicação. Como Aguiar é do PMDB fica no ar até onde vai a influência do deputado.

 

Falando em Aguiar…

O deputado ainda não se pronunciou sobre o fechamento do posto de coleta do Hemosc em Canoinhas. Aguiar tem se colocado por vezes como procurador do governo na região, mas parece que desse assunto não quer tomar conhecimento.

 

 

Dificuldades e cia

Adelmo Alberti (PSDB) é outro prefeito empossado que tateia no escuro nesta primeira semana de gestão. Diz que como não houve transição, não teve acesso às contas do Município e que teve as senhas de banco bloqueadas. Relata, ainda, que o parque de máquinas está em situação deplorável. Frisa, no entanto, que os salários do funcionalismo estão em dia, mas conta que há muita coisa empenhada sem pagamento.

Ex-prefeito Gilberto Damaso da Silveira (PMDB) já havia admitido ao CN que fecharia as contas no vermelho. O tamanho do rombo, no entanto, é o que quer saber Alberti. Ele promete um balanço para a próxima semana.

 

 

RÁPIDAS

AQUI EU NÃO SENTO: Beto Passos não quis sentar na cadeira de Beto Faria. Mandou trazer outra de casa.

 

NOVOS ARES: Wilson Pereira (PMDB) vai investir na iniciativa privada. Deve montar um negócio de franquias na região de Balneário Camboriu.

 

DE SANGUE:  Pereira diz que quer dar um tempo na vida política, mas não admite largar de vez o que já é uma tradição familiar.

 

PLANOS: Beto Faria vai tirar longas férias a que tem direito do cargo de veterinário do Município. Mas vai voltar a lecionar no Cedup Vidal Ramos neste ano.

 

41,8%:das doações de campanha feitas em 2016 apresentaram irregularidades, segundo o TSE. Em números absolutos, 403 mil das 965 mil doações apresentaram problemas.

 

10,7%:foi o crescimento em sinistros registrado pelas seguradoras de automóveis em 2016 em relação a 2015.

 

2 EM CADA 3:dos novos prefeitos já trocaram de partido desde a eleição.

 

16,9 MILHÕES:Lula foi a pessoa mais buscada no Google Brasil em 2016. Dilma Rousseff, por sua vez, foi a mais comentada no Twitter, com 19,7 milhões de menções.

Deixe Seu Comentário