Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

O que todo administrador precisa saber sobre gestão financeira

A maneira como se lida com o dinheiro determina a capacidade do empreendedor                                 

 

A gestão financeira é um dos aspectos mais críticos da administração. A maneira como se lida com o dinheiro determina a capacidade do empreendedor e de sua organização se manterem no mercado.

 

Não é preciso conhecimento profundo da área, porém, alguns princípios básicos são essenciais para quem pretende controlar de forma adequada sua empresa. Vejamos quais são e o impacto que cada um deles têm na gestão do seu negócio.

 

 

 

Planejamento e Controle dos Gastos

Na gestão financeira, uma questão de grande importância se refere aos gastos praticados pela empresa. Eles têm impacto direto sobre o resultado final e precisam ser adequadamente previstos e controlados.

 

 

Dessa forma, é essencial um trabalho intenso no sentido de construir uma peça orçamentária consistente e manter-se fiel à ela ao longo do ano (baixe grátis nossa planilha de orçamento empresarial). Para negócios que ainda não têm essa prática, pode ser um processo de difícil implantação, porém, é ela que garante que as despesas ficarão dentro das condições e necessidades da organização.

 

 

 

Ajustando a Rota

Toda organização precisa trabalhar baseada em alguma projeção das receitas que serão obtidas ao longo do tempo. Quando as coisas não caminham conforme o esperado, é necessário promover ajustes produtivos e outras iniciativas que adequem a condição da empresa aos valores realizados.

 

 

Para tanto, são necessários mecanismos de acompanhamento da evolução da receita e sua comparação com a expectativa inicial. A gestão financeira possibilita essa avaliação e permite ao empreendedor agir enquanto ainda existe a possibilidade de reverter a situação.

 

 

A Gestão do Fluxo de Caixa

Para uma gestão financeira eficaz, não basta conhecer os volumes financeiros movimentados por sua empresa. O momento de entrada ou de saída desses recursos é igualmente importante.

 

 

A saúde do negócio está atrelada ao equilíbrio entre recebimentos e pagamentos. O ideal é ter o dinheiro em caixa em tempo hábil de arcar com seus compromissos, sem gerar multas, juros e outros encargos financeiros. Muitas vezes os custos prevenidos dessa forma justificam a aquisição de um software financeiro online.

 

 

O risco de gerir a organização sem levar esse elemento em consideração é enorme. Além do resultado ser afetado, a imagem corporativa pode ser severamente prejudicada junto aos credores e parceiros comerciais.

 

 

 

Decisões Baseadas em Números

Decisões empresariais jamais podem ser tomadas sem embasamento. A intuição e a experiência podem ser necessárias em diversos momentos, mas não servem como parâmetros quando os números vão mal.

 

 

É importante ter uma visão clara sobre o desempenho objetivo do seu negócio, afinal, no fim das contas ele precisa dar lucro. A gestão financeira é o principal caminho de obtenção de insights que suportem sua gestão.

 

 

Ela oferece opções estruturadas e periódicas de análisedo andamento de suas operações. Por meio de ferramentas como indicadores, você será capaz de ter um diagnóstico sucinto e assertivo, aumentando a velocidade e a qualidade das decisões.

 

 

Gestão dos Centros de Custo

O último aspecto que queremos destacar na gestão financeira é a apropriação de gastos. Para entender melhor a importância desse quesito, responda a seguinte pergunta:

 

 

Você sabe dizer, com certeza, para onde vai o dinheiro aplicado em sua empresa todos os meses?

 

 

É primordial conhecer essa informação. A partir dela você será capaz de manter as despesas de cada setor controladas, identificar oportunidades de redução e previnir perdas financeiras.Sem esse tipo de controle, todo o gasto se torna um risco.

 

 

 

A Tecnologia a Favor da Gestão Financeira

Manter as finanças da sua empresa em ordem é uma prioridade, o que não significa que seja um trabalho fácil. Assim sendo, é aconselhável utilizar, tanto quanto possível, recursos tecnológicos que assegurem a confiabilidade, disponibilidade e organização das informações.

 

Uma das melhores opções são os sistemas ERP. Especialmente projetados para agregar dados e convertê-los em informações e em análises consistentes, são uma ótima ferramenta empresarial, uma vez que fornecem um panorama completo do seu negócio e simplificam todo o fluxo de informações.

 

Tais sistemas não garantem por si só a realização de uma análise financeira consistente, porém eles simplificam a análise e potencializam o tratamento de dados. Isso fortalece a cultura da gestão financeira, ao viabilizar o controle em tempo real e fornecer uma interface que reflete com fidelidade a organização.

 

 

 

Espero que você tenha gostado deste conteúdo e possa tirar proveito de alguma forma.

 

 

Fica aqui um forte abraço e boa gestão!

Deixe Seu Comentário