Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Município deve divulgar lista de espera por consultas médicas na internet

Para prefeito Beto Passos (PSD), lista vai acabar com o famoso “jeitinho”; dessa forma será impossível furar a fila, segundo ele

 

 

Desde o início do ano o Governo Municipal de Canoinhas está trabalhando para dar maior transparência às ações da Secretaria de Saúde. Parte das decisões administrativas tomadas ao longo de 2017 já estão sendo sentidas na prática pela população como a implantação da Central de Regulação na Policlínica – onde é feito o gerenciamento das vagas disponíveis para consultas, exames, internações e demais procedimentos garantindo não só o cumprimento das leis de atenção aos cidadãos, como também controlando a qualidade dos serviços, impedindo fraudes e estabelecendo padrões mínimos de atendimento.

 

 

Este foi um dos primeiros passos. O próximo e que está em vias de ser implantado é a divulgação das listas de espera pela internet. Na terça-feira, 24, servidores da Secretaria de Saúde receberam capacitação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) para que Canoinhas possa aderir ao Sistema Nacional de Regulação (SISREG), ferramenta fornecida pelo Ministério de Saúde.

 

 

“Embora o Brasil esteja passando por tantos escândalos, Canoinhas dá mais um bom exemplo. Esta nova maneira de pensar a Saúde acaba de vez com o jeitinho brasileiro na hora de furar as filas das cirurgias onde muitas pessoas podem ser prejudicadas”, comenta o prefeito Beto Passosn(PSD).

 

 



A publicação via internet das filas dará maior transparência à gestão, segundo o prefeito. Profissionais que burlarem o sistema podem ser punidos com prisão.

 

 

O vice-prefeito de Canoinhas, Renato Pike (PR), acompanhou a capacitação e lembra que “o acesso será livre a qualquer pessoa, permitindo que cada paciente acompanhe sua colocação na referida lista”.

 

 

Em respeito ao sigilo médico, o nome dos pacientes é preservado. Por isso, o sistema deve trazer a lista dos pacientes, em ordem numérica crescente, com o número do protocolo do pedido de procedimento, iniciais do solicitante, data de nascimento e número do cartão nacional do SUS.

 

 

AÇÕES ELOGIADAS

Durante a capacitação, Clemilson Augusto de Souza, apoiador do Consems, elogiou as atitudes administrativas implantadas em Canoinhas. Segundo ele, a Central de Regulação é um importante passo para garantir a isonomia, economia pública e transparência. Além disso, Clemilson também comentou sobre o agendamento por acolhimento realizado nas unidades do Município: “com isso vocês vão tirar as filas das madrugadas”, assegurou. Canoinhas já implantou esta modalidade de agendamento nas unidades de saúde que contam com equipes de estratégia de saúde da família.

Deixe Seu Comentário