Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Morre Bispo Diocesano de União da Vitória

Dom Agenor/Reprodução

Sepultamento será na Catedral de União da Vitória                                                                                      

A igreja Católica divulgou o falecimento do Bispo Diocesano de União da Vitória, Dom Agenor Girardi, aos 66 anos. O falecimento foi comunicado pelo Padre Silvano Surmacz e a hora oficial foi às 22h30 desta quinta-feira, 8. O Bispo ficou internado por mais de 30 dias, desde o final de 2017.

 

 

O velório e o sepultamento de Dom Agenor acontecem nesta sexta-feira, 9, na Catedral Sagrado Coração de Jesus de União da Vitória. A notícia provocou comoção na comunidade católica  e de outras religiões, pelo respeito que nutriam pelo líder religioso.

 

 

 

QUEM FOI DOM AGENOR

Dom Agenor Girardi nasceu em Orleans, em 2 de fevereiro de 1952. De 1966 a 1970 cursou o ensino fundamental no Seminário Menor São José, em Francisco Beltrão. Posteriormente fez o ensino médio na Escola Estadual Mário de Andrade, em Francisco Beltrão, entre os anos de 1971 a 1974.

 

 

Foi reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração em Curitiba, de 1999 a 2001; vigário paroquial da paróquia São José na cidade de Francisco Beltrão, de 2002 a 2009; foi membro do Conselho Presbiterial da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão desde 2007.

 

 

Desde 2002 é consultor da Conferência dos Religiosos do Brasil, para obtenção de orientações espirituais e exercícios de treinamento sobre a Vida Consagrada. Em 2009 assumiu como pároco da Paróquia São José em Francisco Beltrão.

 

 

Em 22 de dezembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento 16 como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2011, na cidade de Francisco Beltrão juntamente com Mons. Geremias Steinmetz.

 

 

Já o Arcebispo Dom Dadeus Grings o designou para ser Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas e tomou posse no dia 8 de abril de 2011, no Santuário São Cristóvão em Canoas.

 

 

Em 2 de abril de 2015 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Porto Alegre e Bispo Referencial para a Vida Consagrada na mesma arquidiocese.

 

 

No dia 6 de maio de 2015, o Papa Francisco nomeou-o como Bispo Diocesano de União da Vitória, transferindo-o da sede titular de “Fornos Maggiore” e do ofício de auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre.

Deixe Seu Comentário