Inaugurado abatedouro de pescado de Canoinhas

Divulgação

Governo do Município foi parceiro do projeto organizando a cadeia produtiva com orientação técnica

 

 

O tão sonhado abatedouro frigorífico canoinhense de pescado foi inaugurado na sexta-feira, 2. O empreendimento da família de Adilson Rocha está localizado em Pinheiros, área rural do município, e vai beneficiar inúmeros propriedades que trabalham com produção de peixes. Segundo Jeferson Gonçalves, responsável pela piscicultura da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, das 39 famílias que fazer parte da Cooperativa da Agricultura Familiar do Interior de Canoinhas (Copafic), 19 trabalham com peixes. Os animais criados por estes produtores serão abatidos e transformados em filé e polpa de peixe (usada para bolinho).

 


 

Parte da produção será destinada à merenda escolar da rede pública municipal de Canoinhas. O Governo do Município de Canoinhas foi um dos grandes incentivadores do projeto que contou com o apoio de diversas outras entidades que, juntas, auxiliaram para que o sonho se tornasse realidade. O abatedouro tem capacidade para estocar até cinco mil quilos de pescado.

 

 

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, com o Programa da Incentivo à Piscicultura, a cadeia foi organizada no município. “Os produtores receberam orientação e participaram de treinamentos. Pelo Programa Porteira Adentro, o empreendimento recebeu horas de máquina e pedra”, comentou o prefeito em exercício, Renato Pike, durante a inauguração.



 

 

 

Pike, ao lembrar que são os pequenos empreendimentos que movem o Brasil, parabenizou os envolvidos: “Canoinhas agradece a coragem que vocês tiveram de empreender. Nós devemos muito às pessoas do interior como vocês que ajudam a mover nossa economia”, destacou.

 

 

 

Em sua fala, o secretário do Desenvolvimento Rural, Edison Kuroli, lembrou que o próximo passo é compartilhar o consumo saudável de peixe entre a população canoinhense. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Machado, também prestigiou o evento.

Deixe seu comentário:

Top