Erros miseráveis que PMEs cometem em lojas virtuais

Conheça os erros que fazem várias lojas virtuais caírem miseravelmente                        

 

Por mais que e-commerce no Brasil esteja crescendo, muitas lojas fecham no 1º trimestre de atividades. Manter uma loja virtual não é fácil, pode ser tão difícil quanto a loja física. Cadastrar produtos, planejar promoções, impulsionar seus produtos e serviços no Facebook e o AdWords, etc… demanda tempo e empenho.

 

 


Neste posts você vai ler, ver e sentir a dificuldade que é sobreviver no mundo digital. Se você é dono de um e-commerce ativo ou pensa em criar um eu indico este post para você.

 

 

O primeiro trimestre para um e-commerce é fundamental pois vai ser ele que vai decidir se sua loja virtual vai sobreviver ou vai falir miseravelmente!

 

 

1º ERRO É ACHAR QUE PODE BATER DE FRENTE COM GRANDES NOMES DO E-COMMERCE

Muitos acham que tendo um e-commerce bem estruturado é o suficiente para competir com os grande mestres em vendas online.

 

Diferente dos grandes que têm uma estrutura colossal e poder de investimento gigante, além da experiência, os PME nem devem pensar em bater de frente com eles, pelo menos ainda não!

 

O que se deve ser feito é aprender com eles como por exemplo: analisar a estratégia de Marketing Digital que eles usam, a estrutura do site, etc…

 

 

Não  copiar o que  eles fazem! É para analisar e aprender. Deixe essa parte de estratégias de marketing com profissionais, tema que vamos falar agora no próximo item.

 

 

2º ERRO: NÃO TER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

Como  eu já vinha falado esta parte é melhor deixar com profissionais, pois uma estratégia mal feita vai fazer você perder tempo, dinheiro, sem gerar resultados. Imagino que você não queira isso! Tô certo?

 

Aqui vão algumas estratégias mais conhecidas.

 

 

 

  • Remarketing: é uma estratégia para conquistar aquele usuário que entrou na sua loja virtual mas por algum motivo não comprou. Essa técnica é utilizada principalmente em lojas virtuais, ou sites que querem aumentar sua captação de clientes, conversões, engajamentos com seus clientes, fortalecimentos da marca e diminuir seu custo por clique. Lembrando que uma conversão significa uma ação que você definiu para o visitante do seu site ou loja virtual. (Objetivo)

 

 



  • SEO (Search Engine Optimization): é o um conjunto de medidas desde o planejamento até a execução para otimizar um site, a partir de palavras-chaves especificadas, para deixá-lo em melhores posições e amigável para os sites de buscas como o Google.

 

 

Obs: As estratégias apresentadas não são simples, devem ser executadas por profissionais para melhor desempenho.

 

3º ERRO: ACHAR QUE AS VENDAS VIRÃO AUTOMATICAMENTE

 

Todo iniciante no mundo digital acha que as vendas surgem automaticamente logo após criar a loja virtual, mas isso é ridículo! Chega até ser engraçado, já pensou criar uma loja virtual a deixá-la vendendo enquanto você cochila no sofá!

 

 

Quem já está posicionado no mundo digital sabe que não funciona bem assim. Quando se fala de vendas aí fica difícil, criar headlines, copywriter, catalogar produtos e serviços, planejar promoções, investir em marketing, etc…

 

 

Dá muito trabalho, mas a recompensa chega quando se tem uma loja virtual bem estruturada, ativa e com uma estratégia de marketing boa. Dessa forma, não precisa se preocupar que o resultado virá em dobro!

 

 

4º ERRO: NAVEGABILIDADE RUIM

Este erro é um dos piores. Uma navegabilidade ruim vai deixar o ambiente da sua loja virtual muito estressante! Você já entrou em um site que não acha nada ou é muito “travado”? Quer dizer, muita burocracia desnecessária!

 

Uma loja virtual deve ser o oposto disso, visualmente leve. Apenas a burocracia necessária é o ideal, pois deixa o interessado relaxado para vender. Não é preciso carregar a página com vários botões de venda e sim um headline, um copywriter bom fora um produto ou serviço de qualidade.

 

 

5º ERRO: POUCAS OPÇÕES DE PAGAMENTO

Este é um erro inadmissível em lojas virtuais. Você deve ter todas as formas de pagamento e aceitar diferentes tipos de cartões, senão vai estar perdendo venda por não ter a mesma forma de pagamento do seu cliente. E isso é um erro que não pode ser tolerado!

 

Se você leu até aqui, obrigado! Significa que você procura aprimorar-se e isso é fantástico! Parabéns!

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira
Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver

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