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Entenda os cinco tipos de tráfego na internet

Tráfego sem dúvida é o item mais importante dentro do marketing digital                                        

Por isso que neste artigo vou falar sobre os cinco tipos de tráfego para seu site, para que você entenda e passe a dar mais importância a esse item.

Quero deixar claro que, o sucesso do seu negócio na internet depende exclusivamente do tráfego.

Até porque já vimos sites horríveis, mal desenvolvidos, darem resultados porque tinha tráfego, e também vimos sites lindos, bem estruturados, não ter nenhum resultado pelo fato de ninguém acessá-lo.

 

Um exemplo disso no mundo real: É mesma coisa que você ter uma loja linda, maravilhosa, com tudo de bom, porém não entra ninguém para comprar.

O sucesso desta loja depende do fluxo de pessoas que entram (Tráfego) para comprar.

Entendido a importância do tráfego?

 

 

Vamos então para os cinco tipos de tráfego na internet.

Tráfego Orgânico (Google e outros buscadores)

Todo o bom site se beneficia deste tipo de tráfego, pois o seu site aparecerá nos resultados das buscas “sem pagar nada”, seus visitantes virão através de pesquisas feitas e o bom posicionamento do seu site nos resultados das buscas fará com que o visitante chegue até a sua página e você não pagará nada por isso.

 

Nós consideramos o tráfego orgânico o mais benéfico de todos, pois ele trará um público mais qualificado e altamente engajante para o seu site, pois este visitante acessou porque quis, e não foi induzido por um anúncio ou algo do tipo.

 

Para conseguir um bom posicionamento de forma orgânica no Google, você precisa se atentar a alguns detalhes no seu site:

  • Seu site é mobile e responsivo?
  • O conteúdo do seu site é genuíno? (Ou seja se você copiar de outro site o Google saberá e não dará tanta atenção para conteúdos copiados) .
  • Seu site é indexado corretamente pelo ferramenta Google Webmaster?
  • Foi bem estruturado, tecnicamente bem programado com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization)?
  • Seu site carrega rapidamente? (Isso mesmo, seu site precisa carregar rápido, senão vai perder posições nas buscas com certeza).

Isto é só básico para um bom posicionamento no Google e outros buscadores, tudo isto é tão concorrido que empresas chegam contratar os consultores de SEO Marketing, profissionais especialistas que otimizam tudo o que cerca o bom posicionamento e desempenho nos buscadores.

 

Note que aqui eu sempre cito o Google, porque é o mais usado e precisamos focar sempre na maioria e ,outro motivo, porque somos parceiros do Google 🙂

 

Tráfego Pago

Esse tipo de tráfego é o meu favorito, pois aqui está o filé mignon do tráfego. Pois quando você passa a pagar por anúncios, você tem uma série de vantagens de velocidade de propagação, e poder de segmentação.

Atualmente as principais fontes de tráfego pago hoje é Google Adwords,  Facebook ADS, UOL cliques (Nunca usei) e Anúncios no Portal de Notícias JMais .

Existem outras como Twitter, Bing e Yahoo ADS, porém vamos nos concentrar nos TOPS 🙂

 

Vejas os principais benefícios de tráfego pago na internet:

  • Seu anúncio será visto por muito mais pessoas, e pode se propagar rapidamente.
  • Seu anúncio pode ser segmentado para as pessoas com maior probabilidade de efetuar a ação desejada (idade, sexo, localização, interesse entre outros dados demográficos).
  • Possui várias configurações e formatos que atendem melhor seu objetivos e suas estratégias de marketing.
  • Dependendo do objetivo os resultados são tão rápidos e grandiosos que seu negócio pode não estar preparado.

Estes são alguns benefícios de anúncios para tráfego e existem inúmeros, que hoje já requerem um profissional de marketing que é responsável só por criar e gerenciar campanhas de marketing para atrair tráfego no site.

Inclusive esta é minha especialidade. 🙂

Tráfego Social (Orgânico)
Hoje qualquer negócio pode ter um fan page no Facebook ou em outra rede social, e não precisa pagar nada para criar uma. Certo?

Você pode criar uma e já sair publicando posts, neste caso levando as pessoas até o seu site.

Gerando desta forma um tráfego social orgânico (Lembre-se que orgânico é um termo usado para dizer que a ação feita por um visitante foi natural e espontânea, e não veio de um anúncio pago).

Porém não necessariamente é totalmente de graça, porque convenhamos que você precisa dispor do seu tempo e tempo é dinheiro, para criar postagem relevantes para o seu público ou contratar um gestor de mídia social para fazer isto.

Vale a pena investir em tráfego orgânico em redes sociais?
Sim, e muito. Pois uma postagem relevante, vai pra muitas pessoas rapidamente e pode “viralizar” e tomar proporções incríveis.

Recentemente criamos uma publicação para uma empresa que gerenciamos sua página no Facebook. Veja o que aconteceu em uma semana.

Tudo isso sem pagar um centavo para impulsionar.

Postagem na Página de uma empresa de Canoinhas sem pagar por impulsionar

Inclusive o Facebook adora e dá valor quando isto acontece, pois ele sabe que você tem um conteúdo que as pessoas gostaram.

O Facebook recomenda que no mínimo 50% do tráfego seja assim, com postagens orgânica e envolventes.

Vantagens de usar redes sociais como fonte de tráfego:

  • Tráfego de alta qualidade e engajado com o assunto.
  • Pode “viralizar” e alcançar muitas pessoas rapidamente.
  • Baixíssimo investimento, se for você mesmo que faz as postagens só custa seu tempo.

 

Então perca tempo comece hoje mesmo a usar redes sociais para trazer visitantes para seu site, caso não tenha tempo, contrate uma agência para fazer isto, valerá muito a pena.

Tráfego Referencial

Este tipo de tráfego é quando um site, um portal de notícia ou blog, vincula de alguma forma um link para o seu site, seja ele com um banner ou um simples link no próprio texto.

 

É tão forte este tipo de tráfego porque é como uma indicação, como no mundo real quando as pessoas indicam uma pessoa.  “Olha, pode contratar ele que eu recomendo”.

 

E tem outra vantagem: melhora e muito o SEO do seu site, o Google e outros buscadores começam a posicionar melhor quando outros sites referenciam o seu.  Entendeu?

 

Vantagens deste tipo de tráfego:

  • Tráfego de altíssima qualidade.
  • Baixo custo por visita gerada.
  • Melhora seu posicionamento orgânico no Google.

Caso você queira se beneficiar deste tipo de tráfego e não sabe como?

 

Pode começar entrando em contato com algum site ou blog e faça uma troca, pede para colocar um link para o seu site, e você em troca faz o mesmo por ele.

 

 

Tráfego Direto

Este tipo de tráfego, é quando o visitante digita seu domínio por completo e de forma direta.
Exemplo: www.seusite.com.br.

Isto é um bom sinal, pois seu negócio está na memória das pessoas, fruto de um marketing que pode ter origem no mundo off line.

Como alguém que viu seu site em um Outdoor, panfleto cartão de visita, rádios e outras mídias.

Pode ser o indicativo de que seu branding está muito bom.

Nos dias de hoje, acredito que cada vez ficará mais difícil o tráfego direto, pelo fato de que os nomes de domínios cada vez estão ficando maiores, (porque os fáceis já estão todos comprados).

Vou citar um domínio que é fácil e tem média de 300 mil acessos diretos por mês: www.jmais.com.br

O patrão fica feliz quando cito este 🙂

Ufa, este artigo está ficando extenso, certo?

Vou concluindo então.

Para monitorar este e outros tipos de fonte de tráfego, recomendo você utilizar o Google Analytics que é um software gratuito que monitora o tráfego e muitas outras ações em seu site.

E vou ficando por aqui.

Mas espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre os  tipos de tráfego na internet.

E lembre-se: tráfego e audiência quanto mais você tiver, maior vai ser o resultado para o seu negócio.

Você poderia fazer um gesto nobre e deixar um comentário sobre este artigo.

Abraços!

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