Em inauguração, Passos anuncia novas metas de governo

Público testando sinal wi fi/Priscila Noernberg/Divulgação

Beto Passos elencou dez novos objetivos que, segundo ele, já estão sendo implementados

 

O Governo do Município de Canoinhas liberou nesta quinta-feira, 10, o sinal de wi-fi nas praças e em alguns espaços públicos. A ação faz parte do projeto “Canoinhas, cidade que eu amo”, lançado oficialmente também nesta quinta. “Temos consciência de que há muito o que fazer pelo nosso município, mas temos a certeza de que estas ações tornarão a cidade mais acolhedora para que as pessoas possam cada vez mais sentir prazer em viver aqui. Estamos fazendo a nossa parte e convidamos a população para que também mostre o valor que Canoinhas tem”, disse o prefeito Beto Passos (PSD).

 

O acesso à internet, por exemplo, deixou de ser apenas entretenimento. “É um item indispensável de comunicação, de trabalho e de estudos. Com a extinção dos telefones públicos, agora quem está no Centro poderá fazer contato por meio da internet”, comenta. Além de benefício aos moradores, a internet vai facilitar a comunicação de quem precisa fazer negócios e também aos turistas.


 

“A internet é para a comunidade. Estamos levando inclusão digital para toda a população”, ressaltou o vice-prefeito Renato Pike.

 

O sinal está liberado nas Praças Lauro Müller, Oswaldo de Oliveira, em frente à prefeitura, no terminal rodoviário e no Parque de Exposições Ouro Verde. O acesso é gratuito, mas limitado por um período de tempo para garantir a rotatividade e a ampla participação.

 

A internet estará liberada 24horas por dia, mas o usuário ficará conectado durante uma hora. A conexão cairá, sendo possível fazer novo acesso depois de uma hora. A velocidade de conexão é de 50 mega e não há limite de dados.

 

Para acessar, um cadastro precisa ser feito no próprio aparelho a ser usado para a conexão – respeitando o Marco Civil da Internet. Não será permitido acesso a conteúdos violentos ou de cunho sexual.

 

 

 

 

 



METAS

Outra ação anunciada é a compra de equipamento que fará a pintura e sinalização viária do perímetro urbano. A máquina foi recebida pelo prefeito esta semana e está em fase de testes. Assim que as tintas chegarem, a pintura inicia. O investimento também resultará em economia. Com o equipamento fornecido pela empresa SulMacro, de Chapecó, haverá redução de 40% no gasto com tinta – se comparado ao método convencional de pintura. “Com a pintura, a sinalização e abertura do Calçadão e demais modificações já aprovadas pela comunidade, teremos um trânsito mais humano e seguro”, assegura o prefeito.

 

A revitalização das praças Lauro Müller e do terminal Rodoviário também foi garantida. As praças cumprem um papel social fundamental resultando na democratização de espaço público destinado ao lazer, à recreação e de igual forma à sociabilidade. “É por isso que devemos lançar nos próximos dias a licitação para a revitalização deste ambientes”, assegura o prefeito.

 

A modernização do sistema de iluminação pública também entra no pacote de medidas. Está aberta concorrência pública para contratação de empresa de engenharia para execução de serviços contínuos de manutenção, melhoria e ampliação. O valor global do investimento está previsto em mais de R$ 2 milhões.

 

Passos citou ainda outro importante investimento que também integra este projeto: a aquisição de materiais didáticos às escolas municipais. “Iniciamos a entrega dos livros esta semana. Mais de R$2,2 milhões foram investidos na compra dos livros que vão aprimorar a relação ensino-aprendizagem e a produção do conhecimento nas salas de aula da rede municipal”.

 

Além disso, ainda na Educação, o prefeito lembrou que continuará oferecendo este ano aos alunos da rede municipal acesso gratuito ao Curso de Iniciação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Canoinhas. Os estudantes conhecerão de forma prática, no contraturno do ensino regular, o mundo das profissões para que ao ingressar no Ensino Médio tenham conhecimento das principais demandas do mercado de trabalho, facilitando suas escolhas para o seu futuro.

 

Na área da Saúde, Passos falou sobre o mutirão de exames. “Os exames de densitometria já foram realizados. Agora estamos realizando os ultrassons. Vamos chamar os pacientes para fazer os exames de tomografia e a endoscopia”. E anunciou a continuidade do mutirão de cirurgias também (cirurgia geral, de otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia). “Sem esquecer que finalmente vamos conseguir abrir as portas da unidade de saúde do bairro Alto da Tijuca”.

 

Passos também divulgou a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), aprovado esta semana pelo Conselho Municipal de Saúde. A ideia é que os profissionais da equipe do Nasf desenvolvam práticas integrativas e complementares, que vão além da assistência, mas coletivas, centradas no grande desafio da promoção da Saúde. Com a implantação do Nasf, o Município poderá receber incentivo financeiro por parte do Ministério da Saúde.

 

Outra novidade que inicia como projeto-piloto no Campo d’Água Verde é o projeto “Saúde do Trabalhador”. Uma vez por mês, durante a noite, o trabalhador poderá realizar atendimento programado na unidade de saúde para a realização de exames de rotina e acompanhamentos periódicos. “Também iniciamos a implantação do prontuário eletrônico nesta unidade”, informou o prefeito.

Deixe seu comentário:

Top