Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Eleições na região devem ser de poucas surpresas

Edinei Wassoaski analisa o cenário eleitoral a um mês das definições de alianças

 

Reportagem do JMais veiculada neste sábado, 2, mostra que não teremos grandes surpresas na definição dos nomes que disputarão as prefeituras da região neste ano. A um mês do fim do prazo para definir as candidaturas, parece mesmo que só Três Barras tende a ter um candidato de terceira via.

Em Canoinhas, onde Renato Pike (PR) é apontado como a noiva do ano, a surpresa será realmente para que lado o republicano vai. “Diria que tendo 60% para um lado e 40% para outro”, faz mistério, sem dizer exatamente para que lado tende mais. Beto Passos (PSD) afirma que Pike será seu vice. Beto Faria (PMDB) diz não ter certeza nem da própria candidatura. Por outro lado, abriu uma surpreendente porteira de inaugurações e entregou ordens de serviço represadas desde o início do mandato. Movimento do vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) afirmando que não será entrave para Pike ser o vice pode ser encarado como sintomático. Pike sempre deixou claro que a possível intransigência de Pereira seria decisiva para ele não embarcar na candidatura de Faria.

Em Bela Vista do Toldo, teremos certamente uma das disputas mais acirradas. Adelmo Alberti (PSDB) e Gilberto Damaso da Silveira (PMDB) estão disputando passo a passo com Elói Quege (PP) e Luis Shimoguiri (PR) o posto de maiores rivais políticos da região, com o diferencial de que Quege e Shimoguiri não se enfrentarão diretamente nas urnas desta vez. Emílio Gazaniga (PP) é o ungido por Quege para ir à batalha. O possível único candidato de terceira via, Gilson Nagano, concorre pelo PSD. Nagano, por sinal, é o único dos pré-candidatos da região que não concorreu a nenhuma eleição majoritária. Pode surpreender.

Em Major Vieira, outro pega eletrizante. O vice-prefeito se rebelou contra Orildo Severgnini (PMDB) e vai disputar a vaga contra o antes aliado. Quem articula a candidatura de Adilson Lisczkovski (PSDB) é justamente o prefeito cassado Israel Kiem (PSD), sedento de vingança. “Ninguém tira do Adilson”, garante Kiem.

Irineópolis deve ter outra disputa entre quem já ocupou o cargo: Juliano Pereira (PSDB) e Wanderlei Lezan (PMDB).

n n n Prefeito Beto Faria (PMDB) rebate a acusação de que teria segurado recursos para investir pesado às vésperas da eleição. “Assinei os contratos com o Badesc em dezembro de 2015. Só agora, por inúmeras questões burocráticas, conseguimos licitar e entregar as ordens de serviço. Não tem nada de eleitoral nisso”, garante. Só pra constar, nas duas últimas semanas foram anunciadas as pavimentações de seis ruas de Canoinhas.

 

 

coluna menorEx-vereador Itamar Zakalusne assinou ficha de filiação no PR na presença do deputado federal Jorginho Melo na sexta-feira, 24.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

colunaDeputado federal Mauro Mariani (PMDB) cumpriu roteiro pelo Planalto Norte nesta semana, realizando reuniões partidárias e visitando obras que possuem emenda de sua autoria. A construção do ginásio de esportes do bairro São Cristóvão, em Papanduva, por exemplo, recebeu emenda no valor de R$ 390 mil, oriundos do Ministério do Esporte.

 

 

PERGUNTA PERTINENTE

Os escândalos da política nacional não inspiram novas caras na política local?

 

 



Enquanto isso, em Mafra

Os 100 anos de emancipação política de Mafra foram comemorados com grandes conquistas nesta sexta-feira, dia 1º. O Governo Municipal formalizou a instalação de duas grandes empresas no município, a multinacional alemã Kromberg & Schubert, e a nacional Master.

As empresas já anunciaram a construção de duas indústrias em Mafra, com a expectativa de oferecer mais de três mil vagas de emprego. As duas empresas cogitaram se instalar em Canoinhas, mas não deu.

A Kromberg & Schubert tem 34 unidades distribuídas em cinco continentes, empregando mais de 30 mil pessoas.

A Master produz proteína suína que é fornecida para as maiores agroindústrias brasileiras. Recém comemorou 20 anos e cresce cerca de 20% ao ano. A ideia é de que as obras comecem ainda neste ano.

 

Endividamento

O dinheiro que vai financiar as pavimentações anunciadas por Beto Faria (PMDB) vem de financiamento junto ao Badesc e deve ser pago a partir do próximo ano em 48 vezes. Faria, no entanto, garante que o dinheiro só veio porque o Município provou sua capacidade de endividamento. Ele lembra que a situação da prefeitura é tão confortável que hoje tem capacidade de até R$ 100 milhões de endividamento. Outra façanha, segundo o prefeito: em 2018 o Município zera os precatórios hoje empenhados.

 

 

 Estou mais maduro, preparado e com um grupo maior de pessoas

do pré-candidato a prefeito de Canoinhas, Beto Passos (PSD), perguntado sobre o que diferencia sua candidatura de 2012 em relação a eleição deste ano

 

RÁPIDAS

ARTICULAÇÃO: O PSD tem conversado com PR, PP, PSDB, PRB, PPS, PSDC, PTB, PSB e Solidariedade para apoiar a candidatura de Beto Passos.

 

LÁ: Raimundo Colombo inaugurou um milionário Centro de Inovações Tecnológicas em Lages nesta semana.

 

E CÁ: Enquanto isso, aqui na região, tudo que se pede a Colombo é que torne as rodovias estaduais minimamente transitáveis.

 

MUDANÇA: Candidatos a vereador não terão direito a tempo no horário eleitoral gratuito, que será dividido pelos candidatos a prefeito. Serão duas inserções diárias de 10 minutos às 7 e 12h.

 

70 MINUTOS: será o tempo de inserções diárias ao longo da programação das emissoras de rádio diluídos em spots de 30 segundos para divulgar os candidatos a vereador e prefeito.

 

PROPORÇÃO: 60% desse tempo serão dedicados a candidatos a prefeito e 40% a vereador.

 

DEBATE: Segunda, 4, às 18h na ADC Rigesa, a WestRock promove consulta pública sobre a Gruta Santa Emídia, patrimônio histórico cultural e religioso de Três Barras que está situada na Fazenda Paredão, pertencente à empresa.

 

Deixe Seu Comentário