CRAS de Major Vieira recebe veículo novo

Gilberto Havrelhuk/Divulgação

Nesta segunda-feira, 9, a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Romanna Remor, fez a entrega de veículos para área de assistência social de 139 municípios do estado de Santa Catarina, incluindo Major Vieira, com investimento de R$ 7 milhões.  A solenidade aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

 

 

O repasse dos automóveis tem a finalidade de estruturar a rede de serviços de proteção social básica e proteção social especial de Média Complexidade para ampliar e qualificar a oferta dos serviços sócio assistenciais para famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. “Ficamos muito felizes em poder entregar estes veículos tão importantes para as equipes de assistência social dos municípios. E agradecemos o empenho e a sensibilização do governador Pinho Moreira em relação a isso. Os veículos vão facilitar a busca ativa e dar mais agilidade e conforto aos atendimentos”, explica a secretária Romanna.


 

 

Para o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini (MDB), é mérito da equipe da Assistência Social e do Cras de Major Vieira a vinda do veículo ao município. “Quero parabenizar a todos os funcionários, que formam a equipe da Secretaria da Assistência Social e do Cras do nosso município. A vinda deste veículo é a prova de que o CRAS de Major Vieira está cumprindo com o seu dever. Foram vocês, que conseguiram isso, através do cumprimento das metas, foram vocês que correram atrás e conseguiram, valeu a pena o esforço, tá aí o resultado. Parabéns mesmo a toda equipe, é assim que deve ser”, disse Severgnini.

 

 

No mesmo sentido a secretária da Assistência Social Maria Izabel Richter, também parabenizou sua equipe pelo empenho e dedicação. “Toda a equipe da Assistência Social e do CRAS batalhou muito para cumprir as metas e conseguiram. Vocês são servidoras exemplares e merecem todo respeito e reconhecimento”, disse Maria Izabel.

 

 



A coordenadora do CRAS de Major Vieira, Aline Krisan, comemorou a coincidência do CRAS receber um veículo novo no dia em que completa três anos de atividade no município. “É uma grande alegria no dia em que comemoramos três anos do CRAS em Major Vieira, receber esse reconhecimento da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Com base no ID CRAS, que retrata o grau de desenvolvimento dos CRAS, através das atividades realizadas, horário de funcionamento, estrutura física e recursos humanos disponíveis. Tudo isso graças ao trabalho da equipe nos atendimentos, serviços e programas oferecidos. O veículo será utilizado para a oferta do Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para idosos e pessoas com deficiência, para visitas técnicas do Cadastro Único e visitas técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, bem como atividades administrativas do CRAS”, relatou Aline.

 

 

Os critérios utilizados para a definição dos municípios que foram contemplados foram, pela primeira vez, amplamente discutidos pela câmara técnica da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

 

A Câmara Técnica da CIB sugeriu como critério técnico prioritário, os municípios que nunca receberam qualquer investimento do Pacto na área de assistência social. O segundo critério foi a comprovação de implantação de equipamentos de Média Complexidade, demonstrados no CadSuas em abril de 2018. Como terceiro critério os municípios com o maior Índice de Desenvolvimento do CRAS IDCRAS atualizado em junho de 2017.

 

 

O IDCRAS é um indicador sintético que retrata o grau de desenvolvimento dos CRAS, segundo as informações coletadas no Censo SUAS com respeito a quatro dimensões: atividades realizadas, horário de funcionamento, estrutura física e recursos humanos disponíveis no equipamento público.

Top