Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Conheça os CMSs mais usados para criar sites

Conheça os 3 CMSs mais utilizados e vamos debater qual deles é o melhor                                       

 

 

Content Management System, ou CMS, é um sistema gerenciador de conteúdo que vai funcionar como o motor do seu site.

 

Este tipo de sistema auxilia na criação de sites, como também na edição dele, através de uma interface visual que permite ver suas alterações em tempo real.

 

Neste post você vai conhecer os 3 CMSs mais utilizados e vamos debater qual deles é o melhor.

 

Vamos conhecer nossos campeões:
WordPress com 30.4% de todos os sites da internet
Joomla com 3.1% de todos os sites da internet
Drupal com 2.1% de todos os sites da internet
Segundo dados do W³Techs

 

 

WORDPRESS

CMS WordPress.fw

O  WordPress é o CMS Open-Source (códico aberto) mais popular que existe no mercado. Criado em 2003 por Matt Mullenwegg, no dia 27 de maio completa 15 anos, chegando a conquistar 30.4% de todos os sites da web.

 

O sistema, que primeiramente era conhecido pelo seu uso em blogs, hoje conquistou largamente um espaço na criação e edição de sites, conhecido por sua facilidade de manuseio.

 

Como se já não bastasse com auxílio de +2.000 temas e +27.000 plugins que servem como extensões de seu motor, ou seja com os plugins seu site WordPress fica ainda mais profissional.

 

Além disso, a comunidade que utiliza o WP é muito ativa, tornando a resolução de eventuais problemas com a plataforma bastante fácil. A facilidade de instalação e uso é grande, e de edição e atualização também.

 

De modo geral, o WordPress é ideal para páginas mais simples, como sites de empresa, mas também hoje em dia o WP pode ser usado para criar até mesmo e-commerce (comércio eletrônico) com ajuda de um plugin conhecido como Woocommerce.

 

JOOMLA

CMS Joomla.fw

Criado em 2005 pela equipe do Mambo. É considerado o meio termo entre o WordPress e o Drupal, pois tem as facilidades de edição do primeiro e alguns dos recursos avançados do segundo. É ideal para quem acha o WordPress um pouco limitado e, o Drupal, muito complexo tecnicamente.

 

Para deixar claro, o Joomla é exatamente o meio do WordPress com o Drupal, é responsável por 3.1% de todos os sites na internet.

 

Conta com mais de 900 temas e mais de 7.000 plugins para implementar seu motor. Conta com uma comunidade que auxilia na respostas de dúvidas e questionamentos.

 

O joomla é indicado especialmente para quem deseja construir sites de comércio virtual, pois tem recursos que favorecem esta opinião. Também é recomendado para sites institucionais, portais e intranet.

 

DRUPAL

CMS Drupalfw.fw

Foi criado em 2001 por Dries Buytaert e é responsável por 2.1% de todos os sites da internet. Conta com auxílio de mais de 1800 temas e mais de 24.000 plugins.

 

É um sistema open-source como o wordpress, permite alterações no código fonte isso traz uma série de personalizações novas! porém exigem conhecimentos em programação.

 

Mas o Drupal, mesmo em suas edições comuns, ainda exige conhecimentos em HTML, Java, PhP…

 

Dos três é o que eu tenho menos conhecimento, seguido de Joomla.

 

PARA CONCLUIR

O WordPress é o mais recomendado, por ter mais temas e plugins, fora ter uma comunidade muito ativa.  É muito fácil seu manuseio e com ele você consegue criar os mais diversos tipos de sites e lojas virtuais.

 

Escrito por: Alisson Julio Silveira

Desenvolvedor WordPress Junior – Studio Silver

Deixe Seu Comentário