Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Com candidata única, UnC deve reconduzir reitora

Campus da UnC Marcílio Dias, onde funciona o Mestrado/Arquivo

Eleição deve acontecer no dia 22 de novembro                                                                                     

 

Com prazo de cinco dias para inscrição de chapas – de 26 a 31 de outubro – a Universidade do Contestado (UnC) teve apenas uma chapa inscrita para concorrer à Reitoria da instituição para os próximos quatro anos. A atual reitora,  professora Solange Sprandel da Silva – candidata ao cargo de reitora – e o professor Luciano Bendlin – candidato ao cargo de vice-reitor – formam a chapa única.

 

 

Solange já ocupa o cargo e até julho deste ano não poderia concorrer à reeleição. O Conselho Universitário (Consun), no entanto, aprovou alteração no estatuto endossada pelo Ministério Público que permite a recondução.

 

 

Até a semana passada, o professor do campus Canoinhas da UnC, Reinaldo de Lima Jr, se dizia pré-candidato ao cargo de reitor. Ele desistiu da pré-candidatura alegando desigualdade de condições de competir com a atual reitora. “A UnC possui 547 professores e 62 coordenadores de curso que não possuem um representante para votar, além de mais de 6 mil alunos de graduação no regime presencial, que possuem um representante para votar”, afirmou. O professor também destacou que o edital de inscrição de chapas teve apenas cinco dias de prazo, destes, apenas três dias úteis. Pelas alterações do estatuto e pela escolha dos representantes para votação, o canoinhense apresentou publicamente sua desistência à candidatura. “Entendo que o processo eleitoral da UnC é legal. Ele está correto, está dentro do estatuto, porém não concordo com ele e, por essa razão, retiramos a nossa candidatura”.

 

 

Reinaldo ainda destacou que, nas eleições para a reitoria, 24 representantes possuem poder de voto: os doze membros do Conselho Curador (formado por pessoas não vinculadas diretamente à universidade) e doze membros do Consun, do qual são escolhidos doze representantes para compor os demais votos do processo eleitoral.

 

 

Após a divulgação do edital para a inscrição de chapas, o professor teve acesso à lista de membros do Consun para votarem nas eleições da reitoria, sendo estes os diretores dos Campi da UnC, que, segundo Reinaldo, são cargos de confiança da atual gestão, além de uma diretora e um acadêmico do Campus Mafra.



 

MESTRADO E DOUTORADO

À Rádio Rural, de Concórdia, a reitora Solange disse que “o processo está na fase de campanha, estamos percorrendo os campi da universidade, apresentando nossas propostas”.

 

 

Algumas propostas estão sendo apresentadas dentro do que a equipe se propõe a realizar nos próximos quatro anos. “Queremos manter conceitos institucionais, no último credenciamento fomos muito bem. Desafio é manter e chegar à excelência. Continuidade de investimentos em todos os campi, sustentabilidade financeira, incentivar o ensino, pesquisa e extensão, além de capacitar os profissionais da universidade”, enumera Solange.

 

 

Um dos principais projetos para os próximos anos, mas que já começou a ser alinhavado, é a oferta do curso de medicina em Concórdia. A projeção é para 2020. “Inicia [efetivamente] em 2018. São três anos para preparar o campus para receber Medicina. Dentro das projeções, em 2021 é possível trabalhar essa perspectiva para o campus de Concórdia, que estrategicamente está localizado numa posição que favorece este curso. Além disso, visando o desenvolvimento da região, mestrados em engenharia civil, sanitária e ambiental, já com projeção de doutorado”, pontua.

 

 

Natural de Lages, Solange tem ligação com Concórdia desde 1984. No município, atuou como professora na UnC e assumiu importantes cargos na área de educação. Solange também foi vereadora em Concórdia. Atuou ainda no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina em 2001.

 

 

O resultado eleitoral será divulgado no dia 22 de novembro, a homologação no dia 25 de novembro e a posse acontecerá no dia 28 de fevereiro de 2018.

Deixe Seu Comentário