Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Cartórios de Papanduva e Mafra fazem plantão neste sábado

Divulgação

Plantão será para acelerar cadastro biométrico                                                                     

 

Neste sábado, 5, 22 cartórios, incluindo o de Mafra e Papanduva, responsáveis por 38 municípios que estão realizando a revisão de eleitorado, atenderão em regime de plantão. A medida visa proporcionar uma alternativa aos eleitores que não podem comparecer ao cartório durante a semana. Nesses 38 municípios, o cadastramento biométrico é obrigatório e o eleitor que não comparecer terá seu título cancelado. Para evitar a formação de filas, o atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-SC. Confira o endereço dos cartórios eleitorais. O Governo do Estado de SC apoia o Cadastramento Biométrico, que traz mais segurança e evita fraudes na votação.

 

>> Município, local e horário do plantão deste sábado

 

 

O cartório eleitoral de Balneário Piçarras, que abrange também o município de Penha, e o cartório eleitoral de Trombudo Central, que abrange Braço do Trombudo, atenderão das 9h às 13h. Já o cartório de Jaraguá do Sul, que abrange também Corupá, estará atendendo das 9h às 12h.

 

Os outros 19 cartórios, que atenderão das 9h às 15h, abrangem os municípios de Alfredo Wagner, Anchieta, Balneário Camboriú, Bom Retiro, Camboriú, Campo Erê, Coronel Martins, Cunha Porã, Ermo, Galvão, Ibiam, Imaruí, Itajaí, Jupiá, Lajeado Grande, Mafra, Marema, Novo Horizonte, Palmitos, Papanduva, Passos Maia, Pescaria Brava, Pinhalzinho, Pinheiro Preto, Ponte Serrada, Quilombo, Romelândia, Santiago do Sul, São Domingos, Tangará, Turvo e Vargeão. Confira o horário do plantão nos 22 cartórios.

 

 

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.



 

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras.

 

>> Agende seu cadastramento biométrico

 

CADASTRAMENTO NO ESTADO

A biometria está sendo realizada em todos os 295 municípios de Santa Catarina desde o dia 3 de julho. Desses, 43 estão fazendo a revisão de eleitorado, procedimento que é obrigatório. Os eleitores dos municípios com obrigatoriedade que não realizarem o cadastramento terão seus títulos eleitorais cancelados e ficarão sujeitos, além de não votarem, a diversas sanções, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.

 

No cadastramento obrigatório, os eleitores são convocados para uma Revisão de Eleitorado, momento em que são obrigados a comprovar endereço, revisar seus dados biográficos e coletar os dados biométricos (assinatura, fotografia e digitais).

 

>> Municípios com revisão do eleitorado (comparecimento obrigatório) 

 

Municípios onde a biometria já foi concluída:
Águas Mornas
Angelina
Anitápolis
Antônio Carlos
Biguaçu
Blumenau
Florianópolis
Governador Celso Ramos
São Pedro De Alcântara
Joinville
Major Gercino
Nova Trento
Palhoça
Paulo Lopes
Rancho Queimado
Santo Amaro da Imperatriz
São Bonifácio
São João Batista
São José

 

Nos demais municípios, o comparecimento não é obrigatório, mas é fundamental que o eleitor compareça o quanto antes. Até mesmo porque o cadastramento biométrico servirá como base de dados da Identificação Civil Nacional (ICN), documento único que reunirá as informações do cidadão. A Lei 13.444/2017, que instituiu a ICN, atribuiu à Justiça Eleitoral a responsabilidade por armazenar e gerir essa base.

Deixe Seu Comentário