Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Canoinhas tem média de 50 denúncias mensais de abuso

Nesta quinta-feira, 18, lembra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

 

Canoinhas tem uma média de 50 denúncias mensais de abusos cometidos contra crianças e adolescentes. Só em abril foram 46 denúncias, apenas uma de cunho sexual. As demais são das mais variadas origens, mas geralmente estão ligadas aos pais ou responsáveis.

 

O responsável pelo Centro de Referência da Assistência Social (Creas) de Canoinhas, Fernando Seleme, diz que a data é importante para se lembrar às pessoas da necessidade de se denunciar casos suspeitos. “A ligação é gratuita no disque 100 e o sigilo do denunciante é garantido”, afirma.

 

Há, ainda, outros canais de denúncia como o Conselho Tutelar (3627-2280), Delegacia (3622-4080) e Polícia Militar (3627-4100 ou 190).

 

Quando as denúncias chegam à Polícia pelo disque 100, são imediatamente repassadas ao Conselho Tutelar, que faz a checagem domiciliar. Constatado o indício de abuso, a criança é retirada temporariamente do convívio com o suposto agressor. Há casos em que o agressor é quem sai de casa.

 

Depois, inicia-se uma investigação a cargo da Polícia Civil. A criança abusada é encaminhada para o Creas, onde recebe atendimento psicológico até o desfecho da investigação.

 

Para marcar a Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, haverá panfletagem no portal de acesso a Canoinhas na manhã desta quinta-feira, 18.

 

 

17 SINAIS DE QUE A CRIANÇA POSSA ESTAR SENDO ABUSADA

1 – Crianças extremamente submissas

2 – Crianças extremamente agressivas e antissociais

3 – Crianças pseudo-maduras

4 – Crianças com brincadeiras sexuais persistentes, exageradas e inadequadas

5 – Crianças que frequentemente chegam muito cedo à escola e dela saem tarde (num esforço inútil de escapar da situação do lar)

6 – Crianças com fraco ou nenhum relacionamento com seus pares e com imensa dificuldade de estabelecer vínculos de amizade e com falta de participação nas atividades escolares e sociais

7 – Crianças com dificuldade de concentração na escola

8 – Crianças com queda repentina no desempenho escolar

9 – Crianças com total falta de confiança nas pessoas, em especial nas pessoas com autoridade

10 – Crianças com medo de adultos do sexo oposto ao seu

11 – Crianças com comportamento aparentemente sedutor com pessoas adultas do sexo oposto ao seu

12 – Crianças que fogem de casa

13 – Crianças com sérias alterações do sono (como em geral os abusos são feitos na cama, se estabelece o medo de dormir e sofrer o ataque )

14 – Crianças com depressão clínica

15 – Crianças com ideias suicidas

16 – Crianças com comportamentos de automutilação

17 – Crianças com imensos sentimentos de culpa em relação a tudo

Deixe Seu Comentário