Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

Agentes de Endemias realizam ação de campo para controle da dengue

Bióloga da gerência de Saúde e agentes de endemia realizam ação em cemitérios de Canoinhas

A capacitação dos agentes de campo para atuarem no controle da dengue continua a acontecer na região. Nesta quinta-feira, 8, nos cemitérios municipal de Canoinhas e do distrito de Marcílio Dias, a bióloga do setor de zoonoses da gerência regional de Saúde de Canoinhas, Cristina Brandes Grosskopf conduziu os agentes de campo para realização de pesquisa larvária como atividade de campo.

“Foram coletadas algumas amostras de larvas de mosquito que serão encaminhadas para o laboratório da gerência de Saúde para leitura do material”, frisa Cristina. Ela ainda destaca que, pelo histórico do município, as larvas possam ser apenas de pernilongo.

O gerente de saúde Antônio Gilberto de Carvalho também explica que estão sendo treinados para o enfrentamento do mosquito neste verão cerca de 15 agentes de endemias dos municípios de Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira, Matos Costa e Porto União. “Os agentes terão oportunidade de aprimorar os conhecimentos a respeito do trabalho desenvolvido e buscar criadouros com mais exatidão, garantindo a população um ambiente livre do vetor”.



Cristina também destaca que não basta somente a ação dos ACE’s nas residências. “É uma obrigação de todos cuidar e monitorar sua residência para garantir que não haja a entrada do vetor nos municípios”, finaliza a bióloga.

 

SAIBA COMO EVITAR A DENGUE

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso:

  • Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.
  • Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.
  • Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.
  • Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.
  • Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.
  • Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
  • Os locais mais prováveis para que a fêmea coloque os ovos são os que ficam à sombra e com água limpa.

Deixe Seu Comentário