Acadêmico da UNIARP elabora sistema de automação residencial para idosos

Angela Cardoso /Divulgação

Nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), formandos da UNIARP desenvolvem projetos que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas. O acadêmico Wanderson Bressanelli Ferreira, do curso de Engenharia de Controle e Automação é um exemplo. Ele elaborou um sistema de controle para automação residencial para beneficiar idosos que moram sozinhos.

 

 

Angela Cardoso /Divulgação


No seu TCC, Wanderson apresentou um sistema de uma interface intuitiva, que controla diversas funções dentro de uma residência como: controle da iluminação dos cômodos, climatização, abertura e fechamentos das janelas, bloqueio da porta que dá acesso à residência e um sistema de auxílio a idosos em situações de emergência.

 

 



 

 

 

 

Angela Cardoso /Divulgação

O trabalho do acadêmico leva em consideração uma população que cresce a cada dia. Uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. “Neste contexto surgiu à motivação para a realização de um trabalho de pesquisa voltada para a implementação de automação em residências, buscando desenvolver um sistema de controle destinado à automação residencial visando auxiliar as atividades diárias de idosos que moram sozinhos”, explica.

Deixe Seu Comentário