Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

5 lições do dia a dia sobre microempreendedor

O empreendedorismo é o sonho de muitas pessoas e no Brasil isso é levado a sério                                           

 

Quatro em cada dez brasileiros são empreendedores ou planejam abrir seus negócios em um futuro próximo. Mas ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, empreender não é tarefa fácil e para alcançar o sucesso sustentável é preciso percorrer um caminho sinuoso.

 

 

Embora não exista um passo a passo universal que determine uma lista de itens essenciais para o sucesso, alguns requisitos são constantes em todas as trajetórias e, apesar de parecerem óbvios, nem sempre são observados pelos novos empreendedores. Então hoje você vai conhecer algumas lições presentes na vida de novos empresários que podem clarear, e facilitar, o seu caminho.

 

 

 CORAGEM E PREPARO

 

Para empreender é preciso coragem, isso ninguém duvida. Muitas vezes abandonar um emprego formal, ou mesmo investir todo o dinheiro em uma ideia que você acredita ser a melhor não é fácil para a maioria das pessoas, mas se você acredita do negócio deve apostar nesse sonho.

 

 

Mas essa aposta não pode ser ao vento. O empreendedor precisa entender um pouco de tudo na empresa, a administração, contabilidade, recursos humanos, vendas, marketing .

 

 

Precisa ter noção sobre o funcionamento de cada setor para identificar possíveis falhas e agir rápido para corrigi-las. E para conseguir esse nível de conhecimento é imprescindível que o empresário estude constantemente.

 

 

É preciso investir na formação e estar sempre buscando descobrir o que a empresa vai precisar em seguida, e aprender, se antecipar. Empresas que ficam paradas no tempo são fadadas ao fracasso.

 

 

 

 CUIDE DAS FINANÇAS DA SUA EMPRESA

 

A cabeça da empresa sempre será a sua parte financeira, já que quando ela está descontrolada, impactos negativos são refletidos em todos os outros setores do negócio.

 

 

O empreendedor precisa ter uma grande preocupação e acompanhar a gestão financeira  da empresa de perto para evitar imprevistos que podem causar grandes prejuízos ao negócio.

 

 

E como nem sempre as finanças são o ponto forte do empresário, é altamente recomendado o investimento em recursos tecnológicos que facilitem esse acompanhamento, como a implementação de um sistema de gestão comercial ERP online   que permite o cadastro de clientes e fornecedores, controle de estoque , acompanhamento de todas as informações financeiras da empresa permitindo a análise de relatórios, que facilitam a tomada de decisões, entre muitos outros benefícios para o dia-a-dia da empresa.



 

 

 CONHEÇA SEU MERCADO

É essencial para o negócio que o empreendedor conheça o seu público-alvo, seus clientes ideais e identifique as reais necessidades dele.

 

 

Esse conhecimento será extremamente importante para ações de marketing  e para a percepção de novas oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas pela sua empresa. Se você não sabe para quem quer vender não pode saber se seu produto está adequado às expectativas dos clientes.

 

 

 TENHA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

 

O marketing hoje é bem diferente daquele ao qual estávamos acostumados a ver alguns anos atrás. Hoje os clientes têm expectativas altas de bom atendimento, bons produtos e serviços e pesquisam tudo sobre a empresa na internet.

 

 

Estar onde seus clientes estão e, principalmente, falar a língua deles, estando inserido em seu dia a dia de maneira harmônica faz toda a diferença, e isso inclui uma presença digital relevante.

 

 

Mas se você não possui conhecimentos suficientes para traçar uma estratégia de marketing deve buscar ajuda de agências de marketing digital especializadas  no assunto que terão condições de oferecer um planejamento de marketing adequado para atingir os objetivos do seu negócio.

 

 

 

 NÃO FAÇA TUDO SOZINHO

 

É muito comum entre os empreendedores a ideia de que podem fazer tudo sozinhos, e eles estão muito enganados. É importante a formação de uma equipe com profissionais que se comprometam com a ideia do negócio, que vistam a camisa.

 

 

Dessa forma o sonho de empreender se torna mais leve e as dificuldades do caminho são divididas entre os colaboradores. É importante que o empresário busque o apoio de pessoas que possam somar aos seus conhecimentos para ajudá-lo a alcançar o sucesso da empresa.

 

 

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma você!

 

 

Fica aqui um forte abraço.
Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

Deixe Seu Comentário