Formulário + Botão Guia+ Desktop

Formulário + Botão Guia+ Mobile

1.089 devem fazer provas do Enem em Canoinhas nos dois próximos domingos

Divulgação

Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília; em Canoinhas são dois locais de prova

 

Desde que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, este é o primeiro ano desde o começo da década de 2010 que cai o número de inscritos em Canoinhas. 1.089 estudantes devem fazer a prova em dois locais – 823 farão a prova na Universidade do Contestado (UnC) e 266 no campus do Instituto Federal (IFSC). No ano passado, 1.836 se inscreveram somente em Canoinhas para fazer o exame. Em 2015, 1.781. O maior número da década foi em 2014, quando 1.924 fizeram a prova.

 

 

A redução de inscritos se deve à criação do nono ano no Ensino Fundamental, que criou o vácuo de um ano em muitas escolas. Canoinhas, por exemplo, tem neste ano três turmas de terceiro ano – no Almirante Barroso, Santa Cruz e Irmã Maria Felícitas. O Almirante Barroso, em anos normais, tem média de seis turmas de 3º ano.

 

 

Trabalharão na aplicação da prova neste domingo, 5, 113 pessoas – 72 na UnC e 41 no IFSC, segundo a coordenadora da prova em Canoinhas, Aryane Spadotto. Em Porto União, 583 estudantes farão a prova. Já em Mafra, 1.244.

 

 

DESAFIO

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Enem é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

 

 

 

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. Neste domingo, 5, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo, 12, vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

 

 

O QUE LEVAR

No dia do exame é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas. Carteira de estudante não é considerado documento oficial. Se o candidato perdeu o documento ou teve o documento roubado, deverá apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

 

 

Outro item obrigatório é caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova.

 

DICAS

A diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Santos, listou dez dicas para que os candidatos não sofram imprevistos e cheguem no horário.

 

 



1. Conferir o local de prova com antecedência.

 

 

2. Separar os documentos necessários antes do dia da prova.

 

 

3. Fazer o percurso com antecedência para conhecer o caminho e verificar possíveis atalhos.

 

 

4. Verificar qual o melhor meio de transporte para chegar ao local de provas.

 

 

5. Certificar-se dos horários de ônibus e metrô.

 

 

6. Descobrir quanto tempo leva para chegar ao local de provas.

 

 

7. Não marcar compromisso no dia da prova.

 

 

8. Não sair nos dias anteriores à aplicação das provas.

 

 

9. Conferir o fuso horário da cidade onde será realizada a prova, pois o edital segue a hora de Brasília.

 

 

10. Verificar o trânsito no trajeto, pois em algumas cidades são feitas interdições temporárias de ruas e avenidas durante os fins de semana.

Deixe Seu Comentário